Buscar no site

Cuidados e Conservação

Siga com especial atenção alguns cuidados que lhe recomendamos, assim sua peça terá maior durabilidade e manterá sua aparência linda por muito mais tempo.
Evite utilizar sua peça na praia, pois o contato com a água salgada e a areia certamente irá riscá-la. Além disso, a água salgada possui um alto poder oxidante, o que pode levar a um eventual escurecimento.
• É aconselhável que você não use sua peça durante o banho de chuveiro ou piscina, a fim de evitar o contato com produtos de higiene pessoal, limpeza e produtos químicos, os quais podem danificá-la.
• Após usar perfume ou spray de cabelo, espere alguns minutos para que o excesso evapore antes de colocá-la.
• Evite o contato de sua peça com produtos cosméticos.
• Evite usar suas peças em tarefas domésticas e durante a prática de esportes, pois os mesmos podem danificá-las.
• Tome cuidado especial com as pedras, pois uma batida ou queda poderá danificá-las.
• Guarde suas peças individualmente evitando o atrito direto para que não risquem.


LIMPEZA DE SUAS JÓIAS
Ouro
No dia a dia, apenas uma flanela limpa e seca é suficiente. Quando necessário, ou seja, bem eventualmente, água e o mínimo de detergente neutro se houver algum resquício de gordura, maquiagem ou sujeirinha. Nada de produtos químicos, portanto.

Prata
É importante ter cuidado na hora de fazer a limpeza das peças em prata, o material é delicado e o uso de um produto inadequado pode comprometer ainda mais a sua aparência. Contato com peles de alto teor de acidez poderá escurecê-las com mais facilidade. Você deve usar uma flanela especial, próprias para esta finalidade e encontradas à venda no mercado, ou enviar a um profissional especializado.

Pérolas
Produtos químicos para limpá-las estão descartados sob qualquer hipótese. Basta uma flanela limpa e seca para retirar resíduos de sujeira e gordura, como oleosidade da pele ou excesso de maquiagem, por exemplo. Quando montadas em fios, estes devem ser trocados a cada ano ou ano e meio. Devido a sua porosidade, mantenha-as o mais longe possível de tintas, canetas, ou qualquer outro material que possa danificá-las, tingí-las ou riscá-las, especialmente perfumes.

Pedras
O recomendável é evitar o contato com a água, especialmente durante o banho. Isso porque as pedras são sensíveis a calor, a choques térmicos e podem reagir a algum componente químico que exista nos produtos para banho, sabonetes e xampus.

As pedras exigem cuidados específicos de acordo com o tipo. Entre em contato conosco através do email vendas@simonejoias.com.br para maiores informações.

Saiba Mais:
Ouro Branco
O ouro branco tem o mesmo valor que o ouro amarelo. Embora no Brasil algumas pessoas ainda tenham algumas reservas quando a qualidade e autenticidade do ouro branco, ele é tão precioso quanto em sua cor original.
A cor do ouro em seu estado natural, é dourada, mas dependendo dos componentes da sua liga (necessária para dar consistência ao metal) ele pode adquirir vários tons, que variam do branco ao vermelho.
O ouro branco normalmente é composto a partir da mistura com níquel ou prata e o paládio e, por está razão, seu aspecto final é opaco e acinzentado. Para que ele tenha brilho é necessário parar por um processo técnico de acabamento, com um componente chamado Rhodium.
Basicamente esse procedimento consiste na inversão da joia, realizada num aparelho específico para isto, onde é colocado outro metal em estado sólido (Geralmente a platina), que faz com que o rhodium (Em seu estado líquido) se fixe na joia, o chamado “banho de rhodium”.
Erroneamente ele é confundido com o “banho de ouro”, mas um não tem nada a ver com o outro. Ao contrario das peças folheadas, onde o ouro está apenas na superfície, nas joias de ouro branco, o nobre metal é o seu principal elemento.
Portanto, não se assuste quando seu joalheiro indicar um novo banho de rhodium. Esse processo é comum, uma vez que o uso frequente da peça tende a desgastar seu brilho (e não o ouro, como pensam alguns mal informados). Dessa forma, você estará garantindo, para sempre, o brilho e a beleza de suas joias de ouro branco.

Pérolas
As pérolas são joias raras da natureza não apenas pela sua inigualável delicadeza, mas também por exigirem um cultivo cuidadoso e demorado até que revelem toda sua beleza. Para que suas pérolas mantenham o mesmo brilho discreto e a forma natural que adquiriram no interior das ostras, é necessário que você tome alguns cuidados:
1) Não as exponha aos ácidos, suor, poeira, cosméticos, laquê etc. As pérolas são muito sensíveis a estes produtos.
2) Limpá-las sempre com uma flanela bem macia, imediatamente após o uso.
3) Não guardá-las em locais muito secos ou muito úmidos; de preferência, uma caixinha forrada de tecido ou couro (lã não é aconselhável). Caso não disponhas de tal caixinha, embrulhe-as em papel de seda ou celofane antes de guardá-las em seu porta-joias; assim elas não serão riscadas pelo atrito com outras joias.
4) Passe perfuma ou spray para cabelo antes de colocar o colar ou brinco de pérolas. Sabonete e Shampoo também são prejudicados a elas, pois contém elementos químicos.
5) Nunca entre no mar com suas pérolas. A salinidade pode cousar danos irreversíveis à textura das mesmas.
6) No máximo a cada três anos, troque o fio de seda que prende as pérolas do colar. Com o tempo e uso ele vai se esticando, podendo romper-se.